3 passos para manter a limpeza do ambiente sagrado
Manter a limpeza do ambiente sagrado é um desafio, principalmente quando consideramos o tamanho do ambiente. E mais ainda pela quantidade de pessoas que frequentam o local e que, por maior cuidado que tenham, sempre trazem sujeira para dentro da igreja.
Outra questão que dificulta um pouco a limpeza da igreja é o fato de nem sempre poder contar com uma equipe numerosa para isso. Muitas vezes 1 ou 2 pessoas precisam dar conta de tudo.
Contudo, manter a limpeza da igreja é importante para criar um ambiente agradável e no qual os fiéis sintam-se bem acolhidos.
Por isso, dificuldades à parte, é preciso concentrar esforços para manter a limpeza da igreja, já que isso é uma questão de saúde. Além disso, cuidar da limpeza é demonstrar zelo e respeito com a Casa de Deus.
Sendo assim, queremos ajudar você com 3 dicas para manter a limpeza do ambiente sagrado. Continue lendo e tome nota!
1º passo para manter a limpeza da igreja: estabeleça uma rotina
Para manter em dia a limpeza da Casa de Deus é preciso que ela seja feita de maneira periódica. E quanto mais atividades acontecem na igreja durante a semana, mais dias são necessários para a sua limpeza.
Por isso, para facilitar, estabeleça uma rotina de limpeza. Trata-se de criar um cronograma estabelecendo os dias certos para a limpeza de acordo com a necessidade da igreja e a disponibilidade das pessoas responsáveis por esta tarefa.
Sabemos que muitas vezes são voluntários que se dedicam a manter a limpeza da igreja e que precisam conciliar este serviço com sua vida pessoal. Por isso, estabelecer uma rotina de limpeza e segui-la à risca pode facilitar a organização dos voluntários com sua rotina particular.
Além disso, deixe uma pessoa responsável pela equipe de limpeza e dê a ela todas as informações necessárias sobre os cuidados necessários com a limpeza. Essas informações você vai encontrar nas próximas dicas.
2º passo: tenha um cuidado especial com os móveis
A poeira é um grande vilão tanto da nossa saúde quanto da vida útil dos móveis. E não tem como escapar dela, pois está sempre no ar!
Contudo, para manter a limpeza dos móveis de madeira retirando a poeira, jamais use um pano muito molhado, afinal água e madeira não combinam! Por isso, cuide ao limpar os confessionários, os móveis de madeira do presbitério e os bancos – se forem estofados, talvez precisem de um produto adequado para essa parte.
Sendo assim, apenas umedeça um pano macio e passe nas peças de madeira, como bancos, mesa do altar, mesa da credência, sacrário, caixas de coleta, etc. Em seguida, seque as peças com um pano seco e também macio a fim de eliminar toda a umidade.
Além disso, a oleosidade das mãos dos fiéis pode causar manchas sutis na madeira. Para limpá-las, use algumas gotas de detergente neutro em um pano levemente umedecido (e sempre macio para não danificar a peça). Passe sem fazer muito esforço e use outro pano seco para tirar toda a umidade.
Para recuperar o brilho natural dos móveis de madeira, use o óleo de peroba, de jequitibá ou de amêndoas. Essa aplicação pode ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias.
E se a sua igreja possui bancos ou cadeiras estofadas, use o aspirador para retirar o pó, mas apenas no estofamento para não causar riscos na madeira.
Já os móveis de ferro ou aço também precisam de cuidados para que não fiquem manchados ou até enferrujados.
Sendo assim, evite a água limpando com um pano levemente umedecido. Caso tenha alguma sujeira mais persistente, use algumas gotas de detergente neutro e esfregue um pouco mais. Em seguida, seque com um pano seco e macio.
3º passo: mantenha a limpeza do chão sem excesso de água
A água é sempre uma grande aliada na limpeza, mas você já deve ter percebido que ela pode ser também uma grande vilã.
Por isso, jamais, em hipótese alguma, é indicado jogar água no chão para fazer a sua limpeza. Isso porque a água vai encharcar os pés dos móveis e as portas de madeira.
Ao jogar água no chão, a madeira absorve rapidamente a água. Assim, os móveis ficam úmidos e logo aparece o mofo, o que compromete a sua vida útil. Tudo que não queremos, não é mesmo? Já que, quando escolhemos adquirir móveis de madeira, fazemos isso principalmente pela sua durabilidade.
Portanto, para manter a limpeza do chão da igreja, é indicado passar pano molhado, com o cuidado de não esbarrar nos pés dos bancos, cadeiras, púlpito, ambão, e inclusive a mesa do altar, se ela for de madeira. Contudo, caso aconteça de esbarrar no móvel, é preciso secá-lo imediatamente.
Enfim…
Manter a limpeza do ambiente não é tão complicado quando se procede corretamente. Então não se esqueça de passar as dicas para a equipe de limpeza da sua igreja.
Aproveite também para compartilhar estes passos com aqueles a quem este conteúdo possa interessar. Compartilhe nas redes sociais!