Ambão de madeira: Mitos e verdades sobre a limpeza
A verdade é que todo ambão de madeira precisa de limpeza e de cuidados em vista da sua conservação.
Algumas vezes não sabemos como limpar ou até mesmo o que não podemos fazer para limpar o ambão de madeira.
Pensando em ajudar você a conservar seus móveis de madeira, preparamos um post com mitos e verdades sobre a limpeza do seu ambão.
Não limpe o ambão com pano molhado com água
Verdade! Água e madeira estão longe de ser uma combinação perfeita. Quanto mais os móveis de madeira estiverem longe da água, melhor para a conservação do móvel.
Sempre que a água entrar em contato com os móveis de madeira, o ideal é absorver totalmente o líquido.
Dessa maneira, a água pode ser um bem vital para o mundo, mas não para os móveis de madeira. A água danifica a madeira e prejudica a sua vida útil.
Portanto, quando o móvel fica em contato com a água, ocorre estufamento na madeira ou até mesmo o seu apodrecimento. Além de ocasionar o surgimento de mofos e outros fungos que podem levar a perda total do móvel.
Afinal, até mesmo o ambão feito de madeira mais maciça precisa de cuidados com a água, pois pode ser danificado pela umidade como os outros móveis de madeira inferior.
Ambão de madeira só pode ser limpo com pano de algodão
Mito! O ideal é que os móveis sejam limpos com panos secos e macios. Contudo, os panos de algodão podem ser bons na hora de escolher o material para limpeza do ambão de madeira.
Materiais como algodão e flanela de microfibra podem ser uma boa escolha na hora da limpeza.
Lembre sempre de verificar se o pano não tem poeiras ou alguma areia, isto pode causar arranhões na peça de madeira.
CTA: Precisa trocar os bancos de madeira da sua Igreja e está com dificuldade de elaborar uma campanha para captação de recursos? A Móveis Cardeal preparou uma campanha para você arrecadar fundos e adquirir novos bancos. Clique aqui e confira.
Utilizar produtos com álcool pode manchar o móvel
Verdade! Utilizar álcool na limpeza do móvel ou até mesmo utilizar produtos que contenham a substância pode causar manchas. Além disso, o álcool pode ainda tirar o brilho da peça.
Com a pandemia e o uso mais recorrente do álcool, muitas pessoas acabaram por derramar o produto acidentalmente na madeira, testemunhando seus efeitos.
No entanto, em alguns casos é possível retirar as manchas causadas pelo álcool. Para isto, utilize um pano úmido com detergente e passe no local da mancha.
Assim, utilize um pouco de lustra móveis no local manchado e pronto. Em alguns casos é possível recuperar de 70% a 100% das manchas.
O ideal mesmo é evitar o contato do produto com o ambão de madeira.
Produtos a base de óleo pode manchar o móvel de madeira
Meio mito e meio verdade. Existem óleos que realmente podem causar manchas no ambão de madeira da sua Igreja.
No entanto, a madeira é bastante porosa, o que facilita a absorção do óleo pela madeira. Por isso, as manchas de óleo podem ser difíceis de remover do móvel.
Contudo, existem outros óleos que têm o poder de tratar a madeira e devolver sua cor natural. O óleo de peroba e de linhaça são usados há anos para tratar e proteger as madeiras, além de dar um acabamento excelente ao móvel.
Utilizar materiais abrasivos pode danificar o móvel
Verdade. Materiais abrasivos podem estragar o ambão de madeira da Igreja, pois este tipo de material costuma causar arranhões ou até mesmo rachaduras no móvel.
Dessa maneira, o ideal é evitar produtos abrasivos, porosos, pontiagudos e outros que possam danificar o móvel.
Sendo assim, escolha utilizar panos macios e secos, além de limpar o móvel, eles não arranham ou deixam marcas prejudiciais.
O ambão de madeira precisa ser lavado com água e sabão
Mito grande e perigoso para o seu móvel. Os móveis de madeira jamais podem ser lavados com água, muito menos com sabão.
Portanto, até mesmo quando a Igreja for lavada, é preciso ter cuidado com o ambão, para que não seja molhado durante a limpeza.
Afinal, entre mitos e verdades o melhor mesmo é cuidar das peças de madeira da Igreja. Todos os cuidados corretos que pudermos fazer, ajudará a conservá-las ainda mais.
Portanto, evitar água e outros produtos é fundamental para que o nosso móvel continue lindo e com o brilho natural da madeira.
Evite receitinhas e segredos que você encontrar na internet para conservar o seu móvel. Desse modo, o ideal é procurar sempre informações com profissionais que entendam de madeira e em sites confiáveis.
CTA:.Seus bancos de madeira um dia vão precisar ser restaurados. Pode deixar conosco que fazemos isso para você. Saiba mais sobre como restaurar seus bancos de madeira clicando aqui.