Conservação dos bancos de igreja: 3 coisas que você pode estar fazendo errado
Ir para uma celebração, entrar no templo e ver todos aqueles bancos da igreja belíssimos, desperta em nós o desejo que eles nunca se estraguem.
O cuidado correto, práticas de conservação e uma limpeza feita da forma certa, pode ajudar na conservação dos bancos da igreja.
Nem sempre é fácil encontrar dicas de conservação para os nossos bancos e móveis de madeira.
Preparamos este post com 3 coisas que talvez você esteja fazendo e que, provavelmente, estão prejudicando a conservação dos bancos da sua Igreja.
Tenha cuidado com a limpeza dos bancos
Algo que podemos fazer pelos nossos bancos de madeira para conservá-los é a limpeza dos mesmos.
Limpar os móveis ajuda a manter sua conservação e a prolongar a vida útil do banco.
Utilize produtos específicos e adequados ao tipo de madeira do seu banco. Produtos que contenham álcool ou produtos à base de água precisam ser evitados.
Utilize óleos como de peroba e outros, apenas quando permitido para o seu tipo de madeira, do contrário pode ocasionar manchas irreversíveis.
Você não pode comprar os bancos novos da Igreja sem ver isso antes. Clique aqui e confira!
Evite arrastar os bancos da Igreja
Uma coisa é certa, móveis de madeira não foram feitos para serem arrastados. Quando arrastamos o móvel de madeira, interferimos em toda sua estrutura.
Desse modo, arrastar o banco de madeira da Igreja pode ser bastante prejudicial para sua conservação.
Assim, quando o arrastamos prejudicamos o encaixe das peças, além de toda sua estrutura. O ideal é que o móvel seja carregado para locomoção de um lugar para o outro.
Portanto, ainda que seja possível mover o banco da forma correta, o ideal é que essa frequência seja esporádica. Desse modo, evitemos ao máximo arrastar ou mover os bancos, a não ser quando necessário.
Outra dica sobre a locomoção dos bancos é a de evitar que esses estejam em posições diferentes das que deveriam estar.
Por exemplo: deixar os bancos na posição vertical encostados ou reclinados em alguma parede. Quando fazemos isso, acabamos forçando o peso do móvel sobre uma parte, o que também é prejudicial.
Nunca lave os bancos da Igreja com água
Quando estivermos pensando em conservação de bancos de madeira, precisamos apagar do nosso vocabulário a palavra “água”.
Água e madeira podem ser uma combinação destrutiva para o móvel. Dessa maneira, a água pode acabar com os bancos da nossa Igreja.
Contudo, a água quando entra em contato com o móvel, deixa a madeira mais dilatada, ela incha e a umidade penetra na madeira. Desse modo, a umidade estraga e pode até mesmo apodrecê-la.
Até mesmo as madeiras de construção e as mais largas podem sofrer com a água. Os bancos produzidos com madeiras de melhor qualidade, também não estão imunes à água.
Por isso, evite usar panos úmidos para tirar a poeira dos bancos de madeira da Igreja. O ideal é utilizar panos não abrasivos e secos.
Desse modo, sempre que algum fiel, acidentalmente, derramar água ou líquidos nos bancos, limpe-os o quanto antes.
Durante a limpeza e lavagem da Igreja, tenha a atenção de remover os bancos para que não fiquem expostos à água. Afinal, por mais que passe pela nossa cabeça a ideia de aproveitar a lavagem da Igreja para lavar os bancos, não façamos isto.
Contudo, conservar os bancos da Igreja é algo que todo administrador quer para sua Igreja. Quanto mais conservamos os bancos, maior será a sua durabilidade.
Lembrando que o ideal mesmo é manter a conservação e os cuidados ordinários. No entanto, caso seja necessário, é possível contar com empresas que realizam reformas nos bancos de madeiras
A Móveis Cardeal oferece o serviço de reforma para os móveis da Igreja. Clique aqui para saber mais