Esses são os maiores inimigos dos móveis da sua igreja
Ao adquirir bancos, cadeiras e mesa para o altar, entre outros, é preciso estar atento aos maiores inimigos dos móveis da sua igreja.
Certamente o seu desejo é que eles permaneçam sempre belos e bem conservados por muitos anos, quiçá, por décadas. E isso é totalmente possível! Porém, tudo depende da maneira como cuidamos desses móveis.
Para não errar, saiba quais são os maiores inimigos dos móveis de madeira da sua igreja.
O sol, um dos grandes vilões
Os móveis de madeira não precisam de vitamina D, por isso estão totalmente dispensados do banho de sol.
Brincadeiras à parte, o sol, de fato, é muito prejudicial para a aparência dos móveis da sua igreja, pois pode causar neles desbotamento e, assim, um aspecto de envelhecimento. Além disso, a luz do sol pode fazer com que a madeira se entorte.
Portanto, fique atento aos bancos que costumam ficar próximos às janelas. Verifique se a luz do sol os alcançam e, se preciso, providencie cortinas ou alguma outra forma de proteger os móveis.
Entre os inimigos dos móveis de madeira está a água
Jamais, em hipótese alguma, utilize água para lavar os móveis de madeira. Além disso, é preciso ter um cuidado redobrado quando se trata da limpeza do chão da igreja.
Nada de jogar água no chão, pois vai encharcar os pés dos bancos, cadeiras, púlpito, ambão e, inclusive, a mesa do altar, se ela for de madeira.
Além disso, ao passar pano molhado no chão, é preciso cuidar para não esbarrar nos pés, o que pode também encharcá-los.
Mas, caso isso aconteça, seque imediatamente as partes atingidas.
Leia também Bancos da Igreja: 03 erros de conservação
A poeira é também um dos inimigos dos móveis
O pó parece ser algo tão inofensivo, mas cuidado! Ele é sim um dos inimigos dos móveis de madeira da sua igreja.
Aquele pozinho que vai se acumulando, ao longo dos dias, sobre os móveis de madeira pode causar arranhões em sua superfície e desgaste. Por isso, nada de ignorar a poeira.
Contudo, é preciso também muita atenção na hora de eliminar esse vilão. Para limpar os móveis, use um pano macio levemente umedecido em água.
Mas lembre-se de que a água é também um dos inimigos dos móveis. Portanto, certifique-se de que o pano não está encharcado, mas levemente úmido.
Evite usar escova de cerdas duras
Móveis de madeira com frisos e entalhes precisam da ajuda de uma escovinha para limpar melhor esses detalhes.
Contudo, é preciso muito cuidado para não danificar a peça ao tentar limpá-las.
Para evitar arranhões, use sempre escova de cerdas macias, ou até um cotonete, o que é melhor ainda, já que é feito com algodão.
Álcool: mais um dos inimigos dos móveis
Tornou-se um hábito o uso do álcool para desinfetar as mãos e os objetos. Há quem use o álcool inclusive nos móveis.
Contudo, o seu uso pode manchar a madeira, por isso ele é também um vilão. Além disso, o álcool, aos poucos, deixa a madeira sem brilho.
Lustra móveis é ou não um dos inimigos dos móveis de madeira?
Chamar o lustra móveis de vilão pode ser uma surpresa para muitos, mas, sim, alguns podem comprometer os móveis de madeira.
Para garantir que ele não vai danificar suas peças, manchando-as, é preciso estar atento à sua formulação.
Portanto, compre apenas lustra-móveis na cor clara (branco ou incolor) e que não contenha silicone na sua composição.
De preferência, utilize o óleo de Peroba, Jequitibá ou Amêndoas para recuperar o brilho natural da madeira.
Esses heróis podem ser utilizados a cada quinze dias. Eles são recomendados para hidratar as partes ressecadas da madeira. Além disso, ajudam na proteção de toda a superfície do móvel.
Fuja dos produtos abrasivos
Talvez aqui seja necessário começar pela lista dos principais produtos abrasivos que costumam ser utilizados na limpeza: cloro, saponáceo e alvejante.
Jamais utilize esses produtos de limpeza nos móveis de madeira da sua igreja: eles são grandes inimigos desse tipo de móvel e comprometem sua conservação.
Esses produtos podem corroer, deixar manchas e causar risco nas peças.
Quer saber qual produto de limpeza você pode usar com segurança? Detergente neutro!
Você pode pingar algumas gotinhas desse produto diretamente no pano umedecido e passar no móvel. Ou, para melhor rendimento, faça uma mistura de água com detergente em um balde. Lave e torça muito bem o pano e passe na madeira.
Contudo, para garantir que a peça não ficará úmida, passe outro pano seco em seguida.
Lembre-se: o pano deve ser macio. Além disso, deve ser reservado exclusivamente para a limpeza dos móveis, ao contrário, pode se tornar também um dos seus inimigos.
Isso porque os panos que são utilizados para limpar o chão, por exemplo, podem ficar com pequenas partículas de areia ou pedrinhas. Em contato com a madeira, podem causar riscos.
Como você pôde perceber, não precisa ter medo dos inimigos dos móveis de madeira. Agora que você já os conhece bem, já sabe como combatê-los.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe!