Móveis da sacristia: Como não os prejudicar na limpeza
Quem já entrou em uma Sacristia pode observar a quantidade de armários e móveis necessários para guardar todos os materiais litúrgicos da Igreja.
Portanto, deixar os móveis da Sacristia limpos e organizados é uma necessidade, até mesmo por conta da sacralidade dos objetos guardados.
Sabemos que a limpeza dos móveis de madeira precisa de um cuidado e atenção aos produtos utilizados. Afinal, limpar inapropriadamente pode causar danos irreversíveis aos armários da Sacristia.
Por isso, preparamos este post para te ajudar a ter os cuidados necessários para não prejudicar os móveis da Sacristia. Esperamos que você tenha bom proveito!
Crie uma rotina de limpeza dos móveis da Sacristia
Limpar os armários da Sacristia é uma necessidade que deve fazer parte da rotina de limpeza da Igreja. Manter os armários limpos e a organização em dia, ajuda a manter a conservação e a vida útil dos móveis.
Geralmente, realizamos a limpeza do móvel quando já estão mais desorganizados ou com alguma sujeira aparente. No entanto, o ideal é que haja uma rotina para organizá-lo e limpá-lo rotineiramente.
O ideal é criar uma organização mensal para os armários. As pequenas tarefas, como a retirada de pequenas sujeiras e poeiras, devem ser contempladas.
ATENÇÃO: Evite usar produtos químicos durante a limpeza, principalmente se as folhas do móvel forem de madeira natural.
Tenha atenção especial à limpeza dos puxadores e dobradiças
Durante a limpeza, até nos lembramos de deixar a madeira aparente e a parte interna bem limpos. No entanto, não podemos esquecer que as partes de aço também precisam de cuidados.
Os puxadores podem ser limpos, mas devem ser evitados utilizar lubrificadores e produtos oleosos neste material. Um pano macio seco é suficiente para ser passado nestas peças.
Uma dica que podemos dar, também, é a de aproveitar a limpeza para fazer a manutenção dos parafusos do móvel.
Não sabe como limpar os seus móveis da forma correta? Separamos 7 dicas infalíveis para te ajudar. Clique aqui e confira.
Mantenha os móveis da Sacristia longe da água
Água e madeira é uma combinação que costuma não dar muito certo. Sendo assim, a água causa sérios danos à madeira, podendo até mesmo estragá-la.
Durante a limpeza, o ideal é utilizar apenas um pano macio; não é necessário utilizar água ou pano úmido.
Tenha atenção com o uso de água no ambiente da Sacristia, evite que respingue nos móveis.
Caso ocorra de cair algum líquido no móvel de madeira, enxugue imediatamente com um pano seco. Não deixe umidade sob a peça!
Evite até mesmo colocar o copo de água dos ministros diretamente em cima dos móveis e armários da Sacristia. Utilize algum suporte sob o copo para evitar que molhe a madeira.
Cuidado com materiais abrasivos
Quanto mais estivermos atentos aos detalhes de conservação, melhor para o móvel. Algo importante é o cuidado com os materiais abrasivos na limpeza.
Esses produtos costumam danificar o móvel, podendo arranhá-los ou até mesmo deixar marcas. Portanto, evite usá-los durante a limpeza, até mesmo panos abrasivos podem danificar o móvel.
Utilize, preferencialmente, materiais não-abrasivos nos armários da sacristia.
Não esqueça de limpar o mofo
O mofo é um dos principais problemas que acabam por destruir os móveis. Além de ir, gradualmente, destruindo-o, o mofo pode causar manchas irreversíveis.
Madeiras geralmente costumam absorver a umidade do ar, o que acaba por ocasionar a proliferação de fungos.
O ideal é que a limpeza dos fungos aconteça assim que começarem a aparecer. Uma proliferação descontrolada pode comprometer todo móvel e torná-lo inutilizável.
Existem produtos no mercado que podem eliminar a umidade dos móveis, principalmente os antimofos. Deixe os produtos antimofos mesmo quando o mofo não estiver aparente.
Nem todo produto de limpeza foi feito para o seu móvel
No mercado existem várias categorias de produtos para limpeza de móveis. No entanto, eles têm utilidades específicas para cada situação.
Portanto, podemos até utilizar produtos à base de água em madeiras com folhas sintéticas. Porém, estes produtos não deveriam ser utilizados em móveis de madeira natural.
Desse modo, é indispensável ler os rótulos das embalagens para entender a usabilidade do produto. Evite produtos que contenham álcool, eles podem manchar a madeira.
Cuidado com as receitas mágicas que estão disponíveis na internet. Elas podem te fazer promessas de limpeza, principalmente dos móveis brancos, mas podem causar danos ao seu móvel.
Contudo, algumas receitas milagrosas da internet contém vinagre, que além de ser bastante ácido, pode ter álcool na sua receita e manchar o móvel.
Outro cuidado importante é com o uso de óleos em madeiras naturais, pois eles podem alterar a coloração da madeira.
Conclusão
Separamos algumas dicas, mas o ideal é estar atento às recomendações do fabricante. Afinal, limpar o móvel da forma correta será importante para sua conservação.
Portanto, a falta de cuidado pode gerar manchas e danos irreversíveis à sua peça. Em caso de dúvida sobre a utilização ou não de produtos, o melhor é consultar um especialista ou sites confiáveis.
A Móveis Cardeal tem mais de 35 anos trabalhando com móveis de madeira e mais de 12 mil clientes atendidos com excelência.
Em nosso site você encontra outras dicas e conteúdos sobre como cuidar melhor dos seus móveis. Clique aqui e confira!