Por que escolher um altar de madeira?
As Sagradas Escrituras indicam que o altar é a mesa do Senhor (cf. 1Cor 10,21). Sendo assim, não é uma peça que pode ser feita de qualquer jeito e muito menos de qualquer material.
Portanto, se você precisa escolher um altar para a sua igreja, não faça isso sem antes ler este post até o fim. Aqui vamos destacar os principais benefícios do altar de madeira para uma igreja.
Porém, antes disso, vamos entender melhor sobre o que é o altar.
O próprio Cristo Jesus é o altar
Jesus Cristo “se entregou como resgate por todos” (1Tm 2,6). Como único sacerdote da Nova Aliança, Ele ofereceu-se a si mesmo como vítima verdadeira e necessária para pagar o preço justo em reparação ao grande pecado cometido por Adão e Eva.
Jesus é o altar da Nova Aliança capaz de nos reconciliar com o Criador de forma definitiva.
Na igreja, o altar evoca a mesa sobre a qual Jesus antecipou o Seu sacrifício, oferecendo a Si mesmo no altar da cruz. O altar é Cristo porque nele se atualiza o Seu sacrifício redentor.
O altar evangélico e o altar católico são os mesmos?
Tanto no catolicismo quanto no protestantismo o altar está presente nos templos religiosos. Apesar de terem a mesma função, em cada igreja, o altar tem suas particularidades de acordo com o rito de cada celebração.
Nas Igrejas Evangélicas o altar é a mesa onde os pastores consagram a Ceia Memorial, também chamada de Santa Ceia, durante o culto religioso.
Já na Igreja Católica, é em torno do altar que se celebra a Missa. Além disso, é sobre ele que o padre realiza o milagre da transubstanciação, que consiste na transformação do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Cristo.
O sacerdote realiza esse rito repetindo as palavras de Cristo na última ceia com os apóstolos: “Tomai todos, e comei: isto é o meu corpo (…) Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue. Fazei isto em memória de mim” (cf. Lc 22,19-20).
É também no altar católico que o Santíssimo Sacramento que, para os católicos, é o próprio Jesus, é exposto para adoração.
Para as congregações evangélicas, cada denominação prevê as regras e diretrizes para confecção dos seus altares. Na Igreja Católica, há um diretório que regulamenta os altares em todos os continentes.
As regras para o altar católico
O Missal Romano aponta algumas regras para a confecção do altar católico. As regras são estas:
- “É desejável que em cada igreja exista um altar fixo, já que desse modo significa mais claramente e permanente a presença de Jesus Cristo, a Rocha Viva (cf. 1Pd 2,4; Ef 2,10)” (Missal Romano, nº 298).
- “Onde for possível, o altar principal deve ser construído afastado da parede, de modo a permitir andar em volta dele e celebrar a Missa de frente para o povo. Pela sua localização, há de ser o centro de convergência, para o qual espontaneamente se dirijam as atenções de toda a assembleia dos fiéis” (Missal Romano, nº 299).
- Segundo um costume e um simbolismo tradicional da Igreja, a mesa do altar fixo deve ser de pedra natural. Contudo, segundo o critério da Conferência Episcopal, é permitida a utilização de outros materiais, contanto que sejam dignos, sólidos e artisticamente trabalhados. O suporte ou base em que assenta a mesa pode ser de material diferente, contanto que seja digno e sólido” (Missal Romano, nº 301).
Por que escolher um altar de madeira?
Um altar de madeira é uma peça linda da arte sacra. Mas este não é o único motivo pelo qual você pode escolher um altar de madeira.
Logo, vamos agora falar sobre alguns dos benefícios do altar de madeira que você precisa saber.
Altar de madeira é um bem durável
Um altar de madeira é uma opção ecologicamente correta para a sua igreja. Quer saber o porquê? Porque móveis de madeira são bens que duram por décadas. Isso porque eles são fabricados com madeiras maciças e de alta qualidade, o que confere à peça alta resistência e durabilidade. Isso significa que um altar de madeira não precisará ser substituído tão cedo.
O altar de madeira pode ser restaurado
Vale ressaltar que dificilmente um altar de madeira precisará ser descartado. Isso porque quando a peça apresenta qualquer tipo de dano, como arranhões, por exemplo, ela pode facilmente passar por um processo de restauração. Esse é um grande benefício já que o custo de uma restauração, quando comparado a uma peça nova, é 40% menor.
O altar de madeira tem fácil manutenção
Os cuidados com um altar de madeira no dia a dia são fáceis e práticos. Basta tirar a poeira com um pano levemente umedecido com água e detergente e passar em seguida uma flanela totalmente seca para retirar toda umidade. E para recuperar o brilho natural da peça, um pouco de óleo de peroba resolve.
Como você pôde perceber, são muitas as vantagens em se escolher um altar de madeira.Portanto, se você ficou interessado em escolher um para a sua igreja, dê uma olhadinha nesses modelos AQUI!