Manchas em portas de madeira: como evitar
As portas de madeira são um dos elementos arquitetônicos mais importantes de um templo religioso. Afinal, é pela porta que os fiéis entram na Casa de Deus.
Além disso, a partir de um sentido bíblico, a porta da igreja adquire um significado muito importante. Ela representa o próprio Cristo, pois Ele mesmo disse:
“Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva” (João 10,9).
As portas de madeira oferecem uma beleza singular a toda igreja, além de serem sua proteção.
Porém, para que se mantenham belas, sem manchas e conservadas por um longo tempo, são necessários alguns cuidados básicos. Não é nada muito difícil, só precisa atenção.
Se você possui portas de maneira na sua igreja e quer cuidar para que elas não fiquem manchadas, então este post é para você.
Vamos trazer aqui algumas dicas sobre os cuidados necessários para evitar manchas e prolongar a vida útil das portas de madeira da sua igreja.
Impermeabilização evita manchas em portas de madeira
Todas as portas de madeira, principalmente as que ficam expostas às intempéries do tempo, precisam de uma atenção especial. Sol e a chuva podem causar alguns danos, até mesmo irreparáveis.
Sob a incidência dos raios solares, essas portas vão perdendo o seu brilho natural, a cor e a sua beleza.
Já a chuva pode encharcar as portas e fazer com que elas apodreçam, causando empenamento ou ainda favorecer o surgimento de fungos e insetos.
Além disso, com o passar do tempo, a combinação sol e chuva vai aos poucos causando manchas nas portas de maneira – justamente o que você quer evitar, não é mesmo?!
Para contornar esses problemas é necessário fazer a impermeabilização nas portas de madeira.
É bem provável que quando você adquiriu as portas de madeira para a sua igreja elas já tenham sido impermeabilizadas. No entanto, esse procedimento precisa ser repetido a cada 6 meses justamente por causa da ação do tempo.
Já nas portas de madeira internas podem ser feitas impermeabilizações a cada dois anos.
A impermeabilização evita também ressecamentos e rachaduras nas portas de madeira.
Limpeza frequente ajuda na conservação das portas de madeira
Principalmente as portas de madeira de área externa sofrem com o acúmulo de poeira. Por isso é necessário fazer uma limpeza com frequência.
Para isso não há segredo. Veja este passo a passo:
- Primeiramente use um espanador para retirar as partículas de poeira. Passe delicadamente para evitar arranhões. Não se esqueça de limpar também as laterais, os batentes e guarnições.
- Utilize um pano macio levemente umedecido em água para fazer a limpeza, passando por toda a porta. Lave o pano sempre que precisar, lembrando sempre de retirar bem todo excesso de água para não encharcar a madeira.
- Em seguida, use outro pano, seco e macio, para retirar toda umidade da porta de madeira.
- Caso as portas de madeira da sua igreja sejam pintadas com tinta, precisam ser limpas com uma esponja e detergente neutro. Especialmente as portas brancas demonstram a sujeira mais facilmente. Neste caso a limpeza deve ser feita assim que forem notadas as primeiras sujeiras.
Não se esqueça das maçanetas e dobradiças
Para manter as maçanetas sempre limpas, utilize um pano limpo e um produto de limpeza multiuso.
Também as dobradiças precisam ser limpas e lubrificadas com óleo periodicamente. Contudo, muito cuidado para não usar muito produto e ele escorrer pela porta de madeira, pois pode causar mancha. Caso isso aconteça, limpe imediatamente o produto.
Cuidado com a limpeza no chão da igreja
Ao limpar o chão da igreja, é comum jogar água, especialmente no lado de fora, na calçada.
Contudo, ao fazer isso, deve-se ter todo cuidado para que a água não atinja demasiadamente as portas de madeira a fim de evitar estragos.
Com o tempo, o excesso de água pode fazer com que a madeira ganhe uma aparência de velha e desgastada. Além disso, pode fazer com que as portas de madeira apodreçam.
As portas de madeira da minha igreja estão manchadas, e agora?
Madeiras mais escuras, como imbuia, por exemplo, possuem os poros mais fechados. Sendo assim, portas feitas com ela são mais resistentes às manchas do que as madeiras mais claras. Contudo, quando se trata de exposição ao sol elas desbotam e mancham ainda mais facilmente do que as portas feitas com madeiras mais claras.
Caso as portas de madeira da sua igreja tenham manchas mais superficiais, faça a limpeza seguindo o passo a passo que citamos acima. Em seguida, passe óleo de peroba.
Contudo, se as manchas ainda persistem, a solução será fazer uma restauração nas portas de madeira.
Neste caso procure a ajuda de uma empresa especializada para evitar danos maiores.
Como você pôde perceber, todas as portas de madeira precisam de cuidados, não importa o tipo de madeira. Portanto, é tempo de arregaçar as mangas e cuidar para que as portas do seu templo religioso tenham a vivacidade que elas merecem.
Você conhece o Kit “Eu banco essa ideia!”? Acesse aqui e descubra