Será que os bancos da Igreja precisam de restauração?
Os bancos da igreja jamais passarão despercebidos. Eles sempre terão a atenção dos fiéis, seja pela sua beleza, seus detalhes, conforto ou, na pior das hipóteses, pela sua falta de conservação.
O que mais chama a sua atenção ao entrar na casa de uma pessoa que você visita pela primeira vez? Provavelmente o seu olhar se dirige para os móveis, pode até não ser uma olhada demorada, mas, ainda assim, você olha. Os mais detalhistas dão uma olhadinha até na decoração!
O ponto é: na Igreja acontece o mesmo. Mas com uma atenção redobrada, afinal de contas, ao entrar na Casa de Deus tudo deve passar o sentimento de Sagrado, é isso que se espera.
Enquanto o fiel espera a celebração começar, ele olha para os lados, percebe os móveis, repara nos bancos, tudo é olhado com atenção. Ainda que ele frequente a mesma igreja há anos, ele sempre vai reparar. Ou seja, os móveis são parte da conexão do fiel com Deus, é a primeira percepção dele sobre aquele espaço e ali começa a experiência dele.
Como líderes religiosos, é importante compreender isso e valorizar o assunto. Entrar na sua igreja e observar como estão os móveis e se perguntar: “será que os bancos da minha igreja precisam de restauração?”.
Sabemos que é difícil responder essa pergunta sozinho, afinal de contas, alguns bancos da igreja só aparentam precisar de reparos se forem analisados minuciosamente. Então, esse artigo vai te ajudar a compreender melhor O QUE olhar!
O que é restauração de bancos?
Antes de falarmos sobre como avaliar se o banco da igreja precisa de reparos, queremos que você compreenda, em poucas palavras, o que é restauração de bancos.
O processo de restauração dos bancos da igreja é muito minucioso e deve ser feito por profissionais qualificados e especializados. É uma atividade exigente, que necessita de técnicas específicas. É necessário fazer uma remoção um pouco mais profunda para eliminar restos de materiais aplicados durante o tempo. Não é um trabalho para voluntários inexperientes. Afinal, fazer um serviço de lixas finas superficiais não elimina impurezas de limpeza acumuladas durante anos, isso impossibilita a aplicação do novo verniz, pois o barato pode sair muito caro.
A restauração de bancos oferece muitos benefícios, como uma redução de 40% nos gastos, se comparado a comprar um novo. Outro ponto positivo para a restauração é a vantagem para o meio ambiente. Muitas árvores são poupadas quando um banco é reutilizado.
Além disso, se a restauração for feita pela Móveis Cardeal há a garantia de qualidade, profissionalismo e rapidez na entrega. O banco passa por 6 fases durante o processo, cada uma delas é fundamental para que o resultado seja perfeito e entregue tudo o que o cliente solicitou e imaginou.
Leia mais: Bancos da Igreja: 3 erros de conservação
E agora, os bancos da igreja precisam de restauração?
É verdade que a longevidade de um móvel de madeira pode ser de décadas. Sim, DÉCADAS! Por isso, tantas famílias passam a mobília de geração em geração. No entanto, nenhum banco da igreja irá durar tanto tempo sem passar por uma restauração.
Ao longo dos anos, é comum que o banco sofra riscos, a tinta desbote, a madeira manche. Enfim, muitas coisas podem acontecer.
Se o banco da igreja está com esses riscos, a cor desbotou, os pregos estão soltos e a madeira está torta, então, o seu banco precisa de uma restauração.
Ao fazer essa restauração no seu banco, você pode aproveitar e fazer novas mudanças. Arrumá-lo e deixá-lo como novo, inclusive diferente. Há a opção de estofar os bancos, colocar sapatas niveladoras na base dos bancos, pintar de uma nova cor, fazer um design moderno. Todas essas mudanças farão uma transformação gigante na sua igreja e deixarão o povo de Deus muito mais confortáveis.
Não há um tempo ideal para restaurar o banco da igreja, um período do ano ou algo assim. O correto é avaliar qual o momento mais adequado para as particularidades da sua igreja. Afinal de contas, a rotina vai mudar por alguns dias e durante o processo a igreja ficará sem os bancos.
Contudo, no final do processo tudo valerá a pena quando a igreja estiver mais bonita, moderna e oferecer mais conforto e bem-estar para o povo de Deus.
Para ajudar nesse processo de reforma, desenvolvemos um Guia completo com orientações para você. Nele, falamos sobre suporte profissional, planejamento orçamentário e como lidar com a mão-de-obra. Para baixar basta acessar o link.