Restauração e conservação na igreja: porque é tão importante?
A restauração e a conservação na igreja, aparentemente, são assuntos pouco discutidos e comentados entre o padre ou o pastor com os seus fiéis. No entanto, esse fator não tira o peso da importância do assunto.
Geralmente os líderes religiosos costumam dar preferência aos móveis de madeira na igreja. Esse tipo de mobiliário, quando feito com madeiras de alta qualidade, pode durar por décadas.
Leia também: 7 dicas infalíveis para cuidar de móveis de madeira!
Contudo, isso não significa que os móveis de madeira são imunes a sofrer com ranhuras e pequenas avarias ao longo do tempo. Isso é algo natural, devido ao seu uso constante. Além disso, até mesmo partículas de poeira podem causar riscos nos móveis.
Por isso, quando se trata do mobiliário da igreja, é natural sim e até necessário, pensar em restauração e conservação.
Restauração e conservação na igreja ou móveis novos?
Quando se tem um móvel desgastado, como os bancos da igreja, a mesa do altar, o ambão, a mesinha da credência, os armários da sacristia, entre outros, há dois caminhos a seguir.
Um deles é a aquisição de um móvel novo e o outro é a restauração e conservação dos móveis que já existem na igreja.
Obviamente que o padre ou o pastor não vão tomar uma decisão sozinhos no que diz respeito a esse assunto.
Por isso, todos os fiéis que compõem a equipe que dá suporte e apoio ao líder religioso, nas tomadas de decisão, precisam ter em mente as implicações de um e de outro caminho.
Portanto, se você tem móveis desgastados na sua igreja e precisa decidir o que fazer com eles, aconselhamos a transmitir as informações que você tem aqui a toda a equipe.
Voltando ao assunto, diante de um móvel desgastado, acostumados à economia do descarte, muitos logo pensam: vamos comprar um novo! Porém, é preciso refletir sobre as consequências desse gesto.
A compra de um móvel novo pressupõe se desfazer do móvel antigo, que está danificado. O que isso significa? Significam duas coisas.
Primeiramente, significa mais lixo no meio ambiente. Sim, mais lixo!
Muitas vezes essas peças até são guardadas em um galpão, ou são escondidas em algum lugar temporariamente. A ideia é deixá-las de lado até que seja encontrada uma nova forma de uso para elas. Contudo, infelizmente, essa nova forma de uso nem sempre é encontrada, e por isso esses mobiliários acabam sendo descartados como lixo.
Além disso, optar por móveis novos, para o templo religioso, implica justamente em um “investimento”.
Por isso, é preciso também analisar: a igreja tem condições de fazer um investimento desse porte no momento? Será que o valor reservado para a aquisição de móveis novos não pode ser melhor empregado em outro projeto, às vezes é até mais necessário ou urgente no momento?
Veja também: O que você precisa saber antes de fazer o orçamento dos bancos para sua igreja.
Restauração e conservação na igreja, no que isso implica?
Por outro lado, quando falamos em desgaste dos móveis na igreja, restauração e conservação podem ser sem dúvida os caminhos mais fáceis e adequados.
Quer entender por quê? Vamos tratar agora das principais implicações desta escolha!
O melhor custo benefício
O processo de restauração e conservação dos móveis na igreja possuem um custo muito menor se comparado a aquisição de móveis novos.
Estima-se que este caminho, ou seja, a restauração, pode gerar uma economia de mais de 40%. Logo, isso é ou não é um fator positivo para as finanças da sua igreja?
Sabendo desse número, dificilmente alguém não vai concordar com isso, não é mesmo?
A preservação do móvel sacro
Os móveis da igreja costumam ser vistos pelas pessoas como um móvel comum, com a mesma importância de outro móvel qualquer, encontrado em qualquer ambiente.
Contudo, não é bem assim. Qualquer móvel que seja parte de um Templo Sagrado possui em si um valor sagrado que deve ser respeitado por todos. Por isso são chamados de móveis sacros.
Além disso, esses móveis, sejam eles os bancos, a mesa do altar ou qualquer outro mobiliário são instrumentos favoráveis para a evangelização. Os móveis sacros ajudam a promover o encontro dos fiéis com Deus, são testemunhas de vidas transformadas.
Neste sentido, a restauração e conservação dessas peças na igreja são uma forma de resguardar e assegurar o seu valor.
Contudo, quando escolhemos o descarte desses móveis estamos negligenciando o significado para o Templo religioso.
A preservação do meio ambiente
Preservar o meio ambiente é preservar a vida, dom de Deus para nós.
Por isso, todo ser humano, cristão ou não, é chamado a cuidar do meio ambiente. Afinal, o mundo é a nossa casa, foi criado por Deus e cabe a nós usufruir com respeito e responsabilidade.
Neste sentido, o Papa Francisco, chefe da Igreja Católica, certa vez expressou a toda humanidade, a todo cristão, seja ele católico ou de outras denominações religiosas: “Temos que cuidar da natureza para que ela cuide de nós!”
Portanto, a restauração e conservação na igreja é um assunto que precisa ser levado em consideração e com seriedade
Se existe a possibilidade de contribuirmos com a preservação do meio ambiente, deixando de descartar um móvel, ou vários, como é no caso dos bancos, por que não fazê-lo. Devemos considerar isso como algo relevante!
Neste sentido, agora, convidamos você a acessar um conteúdo especial sobre como conservar o altar de madeira e as suas vantagens nesse processo.
Mas afinal como acontece a restauração e conservação na Igreja?
Aqui estamos falando de um processo que exige conhecimento, profissionalismo e experiência.
Quando optam por restauração e conservação na igreja, alguns pensam que qualquer um pode fazer esse trabalho, pois acreditam que se trata de algo muito simples. Em muitas igrejas, inclusive, procura-se reunir uma equipe de voluntários para restaurar, por exemplo, os bancos da igreja.
Cuidado, não caia você também nesse erro!
Tentar restaurar um móvel sem entender do processo pode, ao invés de recuperá-lo, causar ainda mais estragos na peça e até comprometer o seu uso.
Já ouviu aquela expressão que diz: o barato saiu caro?! Pois então, ela resume muito bem o que pode acontecer.
Portanto, esse trabalho será feito por profissionais capacitados. Esses profissionais vão até o local ou até a igreja, para primeiramente avaliar a condição do móvel e determinar o que é preciso fazer no processo de restauro.
Os móveis, então, são levados para um local adequado e, com as ferramentas adequadas, a restauração é realizada. Cada peça passa por consertos, ajustes, preparação e finalização.
Depois de prontos, com todos os cuidados necessários, os móveis retornam para o Templo religioso para que possam cumprir novamente sua função, colaborando com a evangelização.
Saiba mais sobre o que é o processo de restauração dos móveis sacros neste conteúdo especial que preparamos para você. Acesse aqui!
Você sabia que a Móveis Cardeal também faz restauração?
Estamos há mais de 35 anos no mercado de fabricação de móveis de madeira para igrejas. Logo, já atendemos a mais de 12 mil igrejas em todo o Brasil.
Começamos com bancos e hoje temos um catálogo com os mais diversos tipos de mobiliários para a igreja de qualquer denominação. Trabalhamos com peças a pronta entrega e também sob encomenda.
Contudo, isso não é tudo. A Móveis Cardeal também se dedica ao trabalho de restauração de bancos de madeira. Neste sentido, o nosso compromisso é oferecer a você atendimento e serviço de qualidade, com rapidez, mas sem comprometer a excelência do nosso trabalho.
Conheça agora o antes e depois de alguns projetos de restauração feitos pela Móveis Cardeal. Acesse aqui!
Aproveita e já entre em contato conosco para saber mais sobre esse processo de restauração e conservação na igreja.
E não se esqueça também de compartilhar este conteúdo com sua equipe.