O uso da Madeira na Arte Sacra
A arte sacra retrata uma forma de expressão artística que está intimamente relacionada com a religiosidade e o sagrado. Ela compreende não apenas esculturas de santos e painéis no teto das igrejas, pinturas, afrescos, vitrais e mosaicos. Também a arquitetura de igrejas e templos é arte sacra.
No Brasil, na época colonial aconteceu a primeira manifestação da arte sacra. O escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, se destacou como um dos nomes mais importantes nesse meio.
Nascido em 1730 na cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto, Aleijadinho é considerado o maior representante do barroco mineiro. Ficou conhecido pela arquitetura de igrejas, esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira e a construção de altares.
A arte é reflexo e da cultura de um povo
É necessário dizer que a arte sacra, da mesma forma que outras manifestações artísticas, é um reflexo da história e da cultura de um povo. Por isso, não podemos dizer que existe um estilo definido. O resultado depende da época em que ela foi feita, bem como da cultura na qual está inserida.
No entanto, a arte sacra tem como objetivo levar o homem à experiência com o transcendente, ou seja, com o próprio Deus. Desta maneira, a sua produção não pode ser confiada a qualquer artista. Os profissionais precisam ter conhecimentos específicos.
Igrejas de madeira que entraram para a história
Ao redor do mundo, desde as primeiras igrejas o uso da madeira é um material amplamente utilizado. Vamos conhecer algumas dessas construções que marcam a história de um povo e da arte sacra.
Igrejas de Chiloé, no Chile

No Chile encontramos um roteiro com 16 igrejas de madeira que resistem à passagem do tempo. Todas foram construídas entre o século XVIII e o século XIX, e são consideradas Patrimônio da Humanidade.
Uma delas foi construída em 1730, e é uma das mais antigas construções desse país que ainda permanece de pé. Em comum, essas igrejas têm o pórtico enfeitado de arcos e a torre com campanário à parte.
Arte sacra na Noruega
Igreja de madeira de Hopperstad, na Noruega, mistura símbolos cristãos e dos vikings
No início da idade média, a Noruega se tornou um país cristão. Várias igrejas e imensas catedrais foram construídas, tudo feito de madeira, ignorando a pedra que na época era usada largamente.
Historicamente existiram neste país cerca de mil construções de igrejas em madeiras, que ficaram conhecidas como “igrejas de palmeiras”. No entanto, apenas 28 dessas igrejas resistiram ao tempo.
Uma delas é a Igreja de Hopperstad, que foi construída por volta de 1130. No início dos anos de 1880, a igreja passou por uma restauração, preservando o seu estilo. Existe uma réplica dessa igreja em Minnesota, nos Estados Unidos.
Na Rússia, igrejas de madeira foram construídas sem pregos
Igreja da Transfiguração, na Rússia – Kiji, Carélia
Grande parte das igrejas construídas na Rússia nos séculos passados foram feitas em madeira. Muitas dessas construções são consideradas grandes obras de arte sacra. Muitas delas foram erguidas sem o uso de pregos. De maneira admirável, algumas ainda se mantêm de pé.
A Igreja da Transfiguração foi construída no século 18, e é uma das mais altas construções em madeira do mundo. Ela alcança 37 metros de altura, não possui nenhum prego e está incluída no Patrimônio Mundial da Unesco.
No Japão, o templo de madeira mais antigo do mundo
O templo Horyu-ji resistiu ao tempo, o que prova que a madeira como matéria prima pode proporcionar durabilidade e resistência
Horyu-ji é o templo Budista localizado na cidade de Nara, no Japão, inaugurado no ano 607. O templo é o primeiro Patrimônio da Humanidade reconhecido no país oriental e detém o título de construção de madeira mais antiga do mundo, com mais de 1300 anos de existência.
O templo original pegou fogo no ano 670 e foi reconstruído a partir das suas ruínas. Atualmente chama-se Saiin Garan (recinto oeste) que é composto pelo Kondoo (pavilhão principal), Gojuu-no-too (com cinco andares), Koodoo (auditório) e Chuumon (portão central). O Kondoo é a parte que recebeu o título de construção de madeira mais antiga do mundo. Nele nos deparamos com uma torre de mais de 30 m de altura feito em madeira maciça.
Em Santa Catarina, temos a maior igreja de madeira do Brasil
Igreja de São João Berchmans, no Brasil, fundada por imigrantes alemães
Também no Brasil encontramos muitas igrejas construídas em madeira. A maior delas é a Igreja Matriz São João Berchmans, na cidade de São João do Oeste – SC. Sua construção aconteceu de 1945 a 1948 com uma planta de 38 metros de comprimento por 14 metros de frente.
Benefícios da arte sacra de madeira
Ao contrário do que muitos pensam, a madeira é ainda muito usada na construção civil. Ela é usada principalmente em regiões que enfrentam estações com temperaturas muito baixas, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, em países da Europa e, aqui no Brasil, na região sul.
Isso acontece porque a madeira é um isolante térmico natural, o que faz com que os aquecedores tenham melhor desempenho.
Ademais, especialistas listam inúmeros outros benefícios do uso da madeira na arte sacra. Tais como:
- Economia de tempo na construção;
- Redução na produção de resíduos;
- Menor custo e reciclabilidade.
A madeira é também a substituta natural de estruturas metálicas e é um dos materiais mais sustentáveis da construção civil, quando tem origem legal.
Seu uso também tem se destacado no setor da construção quando o assunto é conforto, estética, versatilidade e diversidade.
Conheça os móveis de madeira que a Móveis Cardeal desenvolve especialmente para construir espaços celebrativos mais aconchegantes e belos.